Febre Amarela e outras Arboviroses emergentes
15 de março de 2018CERBA-LCA participará do 45º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas – CBAC
27 de abril de 2018Por Claudio Pereira
Diretor Geral do CERBA-LCA
Teste Decoder reúne o sequenciamento de próxima geração (NGS) e a pesquisa de células tumorais circulantes (CTCs) para auxiliar no diagnóstico oncológico.
A biópsia líquida é um teste não invasivo realizado a partir do sangue que possibilita o enriquecimento de células tumorais circulantes (CTC) de alta qualidade e DNA tumoral circulante (ctDNA) usando as vantagens da Biópsia Líquida e do Sequenciamento de Nova Geração (NGS). A capacidade de detectar e quantificar mutações tumorais tem se mostrado eficaz no rastreamento da dinâmica tumoral em tempo real.
O teste DECODER, que faz parte dos testes considerados medicina de precisão, pode influenciar o desfecho clínico e ajudar a compreender a dinâmica da evolução do câncer.
A caracterização molecular do ctDNA permite conhecer o perfil genético dos tumores. Os resultados do DECODER fornecem informações precisas e em tempo real sobre a atividade do câncer e o prognóstico da doença após o tratamento.
A enumeração e as análises genéticas das CTCs representam um biomarcador prognóstico e preditivo efetivo, que é capaz de monitorar a eficácia das terapias adjuvantes e detectar o desenvolvimento precoce de metástases e, por fim, avaliar as respostas terapêuticas da doença avançada antes dos métodos tradicionais de imagem.
Por incorporar a potência e a velocidade do sequenciamento de nova geração (NGS) para a caracterização genética das CTCs, o Decorder possibilita uma abordagem diferencial e disruptiva à oncologia clínica.
Para o paciente os benefícios são muitos: significa menos intervenções, menos dor e mais clareza no seu diagnóstico, levando desta forma, a uma terapia mais correta e mais eficaz e em um prazo menor que o convencional.