Um pouco de história…
10 de dezembro de 2017Curso de Auditor Interno PALC
10 de dezembro de 2017Estudo Genético de Câncer de Próstata
O principal benefício é o diagnóstico precoce. O gene PCA3 (Prostate Cancer Antigen 3 Gene) é específico da próstata e capaz de mostrar a superexpressão nas células tumorais da próstata. Nas células de câncer de próstata, é detectado de 60 a 100 vezes mais RNA mensageiro (RNAm) do gene PCA3 do que nas células normais da próstata. Este teste genético complementa o teste do PSA (antígeno prostático específico e é recomendado para homens preocupados com a detecção precoce de câncer de próstata, com idade entre 55 e 69 anos e que apresentem sintomas diversos como: necessidade repetida de urinar, fluxo fraco, dor ou ardor ao urinar, presença de sangue na urina, etc.
Estudo Genético em Nutrição Esportiva
A medicina do esporte também é complementada atualmente por estudos genéticos nutricionais, que indicam como um atleta pode ter um ótimo suprimento de energia, o que lhe permite melhorar seu desempenho e saúde geral. A partir de uma amostra de saliva do atleta, são fornecidas recomendações personalizadas com base em resultados genéticos. Com o estudo, é possível saber qual é a ingestão correta de alimentos e líquidos em cada momento de acordo com a energia e hidratação necessárias na prática dos exercícios. O Estudo Genético em Nutrição Esportiva é recomendado para atletas profissionais, amadores e os que estão sob orientação de profissionais (médicos, treinadores, especialistas, nutricionistas). Visa fornecer ferramenta complementar, para conhecer as variáveis que influenciam seu o desempenho. O resultado do Estudo traz explicações sobre as necessidades energéticas (quantidade de Kcal e dieta recomendada, macronutrientes e sua distribuição), necessidade de Ômega 3 na dieta, sensibilidades ou predisposição a Doença Celíaca, avitaminoses e capacidade antioxidante.
Estudo Genético de Sensibilidade Alimentar
Este ensaio determina a quantidade de anticorpos específicos dos tipo IgG versus 216 ou 108 alimentos, dependendo do estudo selecionado. A supressão na dieta de alimentos contra os quais em alto nível de anticorpos foi detectado reduz os sintomas resultantes da reação imunológica. É indicado para pessoas que, após a ingestão de alimentos, apresentam sintomas e reações produzidos por alimentos e que não sabem quais são. Indicado também para pessoas preocupadas com o seu bem-estar, que procuram adequar sua dieta para se sentirem melhor, incluindo aquelas que são orientadas por especialistas em tratamentos alternativos e com uma abordagem holística. O relatório fornece resultados quantitativos individuais para cada um dos alimentos estudados. As reações são classificadas de acordo com sua intensidade, indo de muito forte até sem reação.
Estudo Genético de Nutrição
O objetivo é fornecer recomendações para um plano nutricional personalizado e a manutenção saudável do peso. O uso de informações sobre a predisposição genética na definição de um plano nutricional deve ser integrado com informações sobre características físicas como idade, sexo, índice de massa corporal, etc. Além disso, também são necessários informações comportamentais, por exemplo hábitos alimentares, pratica ou não de atividades físicas, etc. O Estudo é realizado através da análise de DNA extraído de uma amostra de saliva, com o objetivo de avaliar 80 polimorfismos genéticos de 54 genes. Esses genes estão associados à nutrição e controle de peso em cinco áreas principais: predisposição ao aumento de peso; influência da nutrição na massa de gordura corporal; metabolismo nutricional; sensibilidades nutricionais, necessidades de desintoxicação; controle de apetite, saciedade e ingestão emocional. O relatório final apresenta interpretação completa dos resultados de acordo com os genes analisados e a variante genética (polimorfismo) e explicações sobre predisposição de aumento de peso e acúmulo de gordura; sensibilidade; metabolismo de carboidratos e gorduras, avitaminose, entre outros resultados.
Estudo Genético de Lesões Esportivas
A genética aplicada a medicina esportiva oferece informações preditivas confiáveis e objetivas, para que se realize uma prática esportiva de acordo com os objetivos determinados, melhorando o desempenho do atleta e evitando possíveis lesões. O Estudo Genético de Lesões Esportivas, interpreta a predisposição a sofrer lesões por não-contato em tecidos moles e o respectivo grau de gravidade, além de fornecer orientação sobre o tempo de recuperação das lesões. O relatório final traz resultados genéticos com tabela mostrando os genes analisados e a variante genética (polimorfismo) apresentada. Além disso, apresenta resultados sobre riscos de sofrer lesões musculares, de ligamentos e recomendações para auxiliar na prevenção de lesões nos músculos, com base nos resultados genéticos e dados esportivos pessoais. No relatório também é proposto um plano de exercícios semanais para prevenção de lesões e manutenção da condição física.
Estudo Genético de Hipertensão Arterial
É uma abordagem inovadora em medicina personalizada, pois leva em consideração as diferenças genéticas, ambientais e de estilo de vida de cada pessoa, a fim de prevenir e tratar a hipertensão arterial.
O estudo inclui a Farmacogenética: analisa o efeito da variabilidade genética da pessoa em sua resposta a certos fármacos. Desta forma, ele pode recomendar o tratamento anti-hipertensivo mais eficaz. É recomendado para pessoas com antecedentes pessoais ou familiares de hipertensão arterial; doença cardiovascular; pré-eclâmpsia, hipertensão gestacional, restrição de crescimento intra-uterino; fatores de risco ambientais, tais como: dieta rica em sal, fast food, vida sedentária, tabagismo, alcoolismo crônico, estresse ou ansiedade. Foram estudadas 57 variantes genéticas localizadas em 37 genes que estão associados a um alto risco de predisposição à hipertensão arterial e eventos cardiovasculares associados. São avaliadas as variantes genéticas relacionadas com:
- O sistema renina-angiotensina-aldosterona;
- A disfunção endotelial do sistema vascular;
- A alça de Henle/túbulo renal
- O sistema de transdução de sinais;
- Os canais de sódio
- O sistema nervoso autônomo.